blog

Imagem tomográfica de alta resolução

Diferenças Entre Exames 2D e 3D

Para que se inicie um tratamento de forma mais segura e eficaz, é comum que sejam realizados exames que tenham por finalidade a identificação do problema e a melhor maneira de resolvê-lo. Nesse sentido, as imagens 2D e 3D são as mais solicitadas pelos profissionais.

Mas afinal, qual a diferença entre elas?

A tomografia é o exame de imagem tridimensional (3D) realizada por um tomógrafo. O exame conta com a captação de imagens que serão reconstituídas em 3D pelo computador, permitindo, então, uma observação completa das estruturas anatômicas, ossos e dentes, além de tecidos moles.

Outro exame 3D que podemos destacar é o escaneamento intraoral. Através dele, é possível reproduzir digitalmente a arcada dentária do paciente de forma 3D.

Já a radiografia, exame 2D, é a forma mais antiga de obtenção de imagens por raios X. Descoberta no século XIX, sua tecnologia avançou muito. Normalmente, costuma ser solicitada para analisar lesões cariosas e observar o desenvolvimento dos dentes e patologias.

Apesar das diferenças, as duas formas de exames são fundamentais para que o profissional realize um diagnóstico assertivo, fornecendo o melhor tratamento ao paciente.

Para contar com exames de elevada precisão e agilidade, torne-se um dentista parceiro, clicando aqui.

SOBRE O BLOG

Um canal sobre radiologia odontológica digital com conteúdo exclusivo e pensado especialmente para você.  

CATEGORIAS

DESTAQUES